quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - por Thiago

Vamos ocupar tudo!

Nós somos os 99%!!

Foi com esse lema que um montão de gente daqui de Montréal (e arredores) começou uma ocupação pacífica, limpa e organizada na Square Victoria aqui na frente do prédio onde trabalho. O movimento é derivado e inspirado no pessoal do Occupy WallStreet, que está fazendo e acontecendo lá en New York desde o final do mês passado, e aqui ele se chama Occupons Montréal (ou Occupy Montreal mesmo) e segue os mesmos princípios de todas as outras ocupações que estão tomando conta deste nosso planetão de meu deus.

Mas o que estes caras estão reinvindicando, afinal das contas? Bom, a resposta não é tão simples assim e creio que ele me ocuparia uns belos posts, mas como o objetivo deste bloguinho não é este, vamos tentar encurtar a história. De uma forma geral, todos os movimentos de ocupação se baseiam na premissa de que, sendo a minoria de 1% as pessoas que possuem a maioria do capital mundial, é completamente injusto que estes sejam os detentores de poder sobre os resto dos 99% que não possuem tanto assim. O que estes indignados querem é receber o poder de volta para a maioria, como uma verdadeira democracia deve ser.



Quer ir lavar louça um pouco?


É interessantíssimo notar como todo mundo por lá é organizado, gentil e autruísta. Eles possuem banheiros, centro médico, cozinha, gerador de energia elétrica por diesel (e uma tentativa via energia solar) e até um depósito de roupas para o frio que já chegou aqui no Quebec. Mas incrível ainda é ver como o movimento cresceu em duas semanas (eu passei por la nos primeiros dias) mesmo com a temperatura abaixando. Eles estão prontos para resistirem na ocupação até a primeira tempestade de neve, quando acredito que os problemas logísticos estarão acima da capacidade deles de continuarem por lá. Os meios mediáticos e a polícia fazem companhia aos indignados, mas nenhum problema maior foi registrado até agora. Tudo anda na mais perfeita paz.

Só o que me inquieta um pouco, UM POUCO, é a pertinência de ficar acampado para tentar trazer alguma mudança. Eu estou achando que os ricaços estão meio que defecando e andando para essa galera, e aí as coisas não vão chegar onde deveriam. Talvez eu esteja errado e venha a me arrepender de ter escrito isso e tudo o mais, mas não acho válido me colocar dentro de uma barraca no meio do Inverno Outono de Montreal para protestar. Espero mudar de opinião.

Minha esperança está em Deus, e acho que a coisa não vai melhorar, mas temos que fazer a nossa parte por um mundo melhor, e a iniciativa desses ocupantes de Montreal (e do mundo todo) é tirar o chapéu.

À luta, companheiros!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails