segunda-feira, 6 de julho de 2009 - por Thiago

Ah, Chambly!

Desde que eu estive por aqui em 2007, meu companheiro de rotas Mario Canna já havia me dito que Chambly era O lugar a se conhecer durante o verão, e teria que ser de bicicleta. Eu posso dizer que a proposta foi quase que totalmente cumprida, já que toda a galera que foi comigo realmente estava sobre as magrelas de duas rodas, mas eu fui de patins.

Chambly fica a cerca de 30 quilômetros a sudoeste de Montreal, e fazer um passeio desse não é das coisas mais facinhas do mundo, mas a ciclovia que pegamos - La Route Verte - é fantástica, e isso contribui em muito para que não só nós tivéssemos a coragem de encarar o caminho, mas um monte de outros ciclistas que se aproveitam da bela infraestrutura para veículos verdes que o Quebec possui. Além do mais, ainda tivemos um super café da manhã na casa de Marcia e Silvio Kruger, o que deu uma bela carregada nas pilhas para todo o percurso.

Saindo da casa dos Kruger, e depois de alguns percalços por conta de uma obra que interrompia momentaneamente a ciclovia, chegamos ao Parc de la Cite, e lá encontramos Xandão e Helène, e logo depois Natalia e Jon, e de lá saímos todos juntos rumo a Chambly.

A estradinha é simplesmente formidável, com muitas árvores por todo o caminho. A grande maioria do percurso é reta também, o que torna a viagem bem menos cansativa que o habitual. Fomos seguindo cada um no seu ritmo, mas sempre fazendo algumas paradas para o pessoal descansar e tomar uma água (além de comer algumas cerejas frescas). Como saímos cedo, a ciclovia ainda estava bem vazia, o que me fez pensar em um primeiro momento que poucas pessoas se utilizavam daquele caminho. Ledo engano meu...

Chegando a Chambly, comprovei que toda a propaganda feita era a mais pura verdade e a cidade realmente parece um casinha de boneca, em todos os sentidos. Bem bonitinha, bem arrumadinha e bem pequenininha. Em um domingo de Sol como o que tivemos ontem, muitas pessoas foram visitar a cidade, e as ruas, parques e mesmo a ciclovia estavam consideravelmente cheias. Comemos um gostoso brunch em um restaurante quase à beira do lago (que demorou uns 45 minutos pra chegar, já que o pessoal dessa cidade não tem pressa pra muita coisa mesmo) e depois fomos dar um pulinho no parque do forte, que possui realmente um forte (hoje transformado em museu) que foi utilizado nas batalhas de antigamente.

Chegamos, conhecemos, comemos, demos risada, mas ainda tinha o percurso de volta, e esse foi o trecho mais complicado de todos porque o vento estava completamente contra nós, e fomos pedalando (e patinando) com o vento batendo no peito até chegarmos de volta em casa. Que canseiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, mas resistimos bravamente e depois de terminar o dia, até arrisco dizer que faria novamente, caso alguém mais se cadidatasse a ir comigo.


O verão aqui no Quebec precisa ser aproveitado ao máximo, e esse passeio deixou Mirian e eu muito contentes. Espero que possamos ter outros desses antes do calor resolver voltar para o Brasil.

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails