quinta-feira, 14 de maio de 2009 - por Thiago

Curso e restituição

  1. Hoje fiz meu primeiro curso pela SGF. O curso foi de Introdução ao SharePoint, em francês ("Mieux comprendre le SharePoint"), e ministrado na empresa Technologia, aqui em Montreal. instrutor (do qual não vou mencionar no nome por que da última vez que fiz isso tive que apagar) é muito interativo e manja muito da plataforma. Daqui duas semanas vou fazer mais três dias de curso com ele, e conto as novidades (e quem sabe mando uma foto...)

  2. Minhas restituições do imposto de renda chegaram.

    - Mas Thiaguinho, como assim DUAS restituições?

    É isso mesmo. Aqui no Quebec você paga impostos para o Canadá e para a província, e isso leva a uma declaração dupla de imposto de renda, que leva a uma restituição dupla do imposto de renda. Quem sabe a palavra DUPLA dê a entender que fazemos tudo dobrado, e não é bem assim. Na verdade você declara separadamente o que pagou para o Canada e para o Quebec, e cada um deles devolve a parte que lhe cabe para o contribuinte. Minha restituição foi alta, porque eu cheguei aqui em agosto, e portanto trabalhei menos de um ano completo, tenho a Mirian de dependente e mais um monte de outras deduções como, no meu caso:

    • Gastos com transporte público;
    • Gastos extras com saúde (se houver);
    • Gastos com pagamento de aluguel;
    • Gastos com estudos (a Mirian tem direito mesmo não tendo pago nada na universidade);
    • Doações para entidades filantrópicas (minha doações para a minha igreja, que é um orgão cadastrado no governo, contam) e;
    • Restituição do imposto pago para o governo federal sobre a estimativa de TODAS AS COMPRAS realizadas no ano, e quando eu falo TODAS, eu quero dizer TODAS mesmo. Essa é pra quem ganhou menos de 25.000 dólares no ano passado, e eu entro nessa categoria porque ano passado ganhei menos que isso.

    Já sei que ano que vem não vai vir a mesma bolada que recebemos esse ano, mas agora ainda estou aproveitando o depósitos dos chequinhos que recebi pelo correio :)
Bom gente, hoje sem fotos, porque estou com pressa. Ainda tenho muitas coisas para arrumar pois o final-de-semana vai se agitado. Mais novidades em breve.

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails