quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - por Mirian

Trabalho Voluntário

Comecei a fazer trabalho voluntário como professora de inglês na Maison de l'amitié e estou gostando bastante. A maison é um lugar que oferece serviços dentre os quais aulas de francês e inglês por preços bem baixinhos para imigrantes, refugiados ou pra quem quer economizar mesmo. Minha irmã me falou desse lugar quando vim visitá-la e estudei um mês de francês lá, o Thiago e minha mãe também estudaram lá quando passaram férias aqui. Resolvi voluntariar lá dessa vez para adquirir um pouco de experiência aqui e ajudar a quem estiver interessado.

Se você estiver interessado em fazer trabalho voluntário em Montreal e não sabe por onde começar, pesquise no Centre d'action bénévole de Montréal, onde você pode achar informações sobre trabalho voluntário de acordo com seu interesse e conveniência. Um amigo nosso trabalhou com deficientes visuais, ajudando-os em caminhadas, exercícios físicos e disse que foi muito gratificante. Um outro exemplo é o restaurante People's Potato, da Concordia University, que serve refeições gratuitas para estudantes, ou quem mais estiver passando por ali na hora do almoço. Você pode ajudar cozinhando, servindo ou limpando.

Uma amiga se perguntou porque as pessoas fazem tanto trabalho voluntário em Quebec e chegou à conclusão de que eles não são bonzinhos coisa nenhuma e que na verdade só querem colocar a experiência no currículo. Eu discordei imediatamente pois acho que as pessoas que fazem esse tipo de trabalho são generosas sim, independentemente do que vão ganhar em troca, como por exemplo praticar a língua (em alguns casos), conhecer pessoas ou que seja, ganhar experiência profissional.

Pra quem tem um pouco de tempo livre e quer usá-lo fazendo algo útil, creio que o trabalho voluntário abre muitas portas e é acima de tudo muito gratificante.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails