sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - por Thiago

Dúvidas sobre emprego

O Blog está crescendo, e eu só posso agradecer a todos os meus leitores que me elogiam e me dão dicas de como melhorar. É muito bom ver o trabalho sendo reconhecido, e isso nos anima a continuar.

Tenho recebido muitos emails, e alguns com dúvidas sobre o processo de imigração, a adaptação aqui no Québec e ultimamente vários emails sobre o mercado de trabalho. Claro! O que todo imigrante brasileiro quer é chegar aqui, arrumar um trabalho e ser feliz. Sentindo essa necessidade dos meus leitores, vou tentar sempre que possível responder as questões que eu recebo por email, mas sempre lembrando que as minhas respostas são referentes a MINHA EXPERIÊNCIA, tanto vivida por mim quanto por amigos próximos. Não sou o dono da verdade nem daquele blá-blá-blá todo, mas posso contar o que aconteceu e acontece comigo aqui, porque é vida real né?

Vamos lá:

1. Existe mesmo muita demanda de profissionais de TI?
Sim, existe muito. Eu já percebi que no começo do verão a demanda é um pouco menor porque os contratadores estão de férias no Caribe, e me disseram que no meio do inverno a taxa de contratações também não é lá essas coisas, mas nos períodos da primavera e do outono a demanda é muito grande. Profissionais de tecnologia são requisitados tanto em empresas de TI quanto em empresas de outros ramos, e isso é um grande diferencial, mesmo aqui no Québec.

2. Existem muitas ofertas para .NET, mas poucas em Java, isso reflete mesmo o mercado em Montreal?
Sim, reflete. E acho que isso reflete o mercado mundial :) Microsoft ainda é líder de mercado, e as empresas daqui dão uma certa preferência para o Steve Ballmer e sua gang. Mas vejo que aqui a diversificação é maior que no Brasil, tendo mais espaço para C++, Java, Python, seguindo essa linha.

3. É possível enviar CVs, fazer contatos por telefone e/ou Skype e chegar com as ofertas de emprego engatilhadas?
É possível sim, mas cada um pode dizer por si se os esforços rendidos foram recompensados ou não. Eu mandei muitos curriculos quando estive no Brasil em Julho, e de todos recebi a resposta de que teria que entrar contato novamente quando eu voltasse pra cá. A não ser que você tenha um currículo E-X-C-E-P-C-I-O-N-A-L, eles vão querer conversar com você cara-a-cara para ver o que que rola, e eu não consegui nenhum adiantamento sem essa conversa pessoal com o empregador. Mas veja bem, não estou desestimulando ninguém a tentar arrumar um emprego antes de vir. Estou apenas dizendo que as chances de sucesso não são tão grandes assim. Pé no chão acima de tudo.

4. Tenho quase 20 anos de experiência na área, isso conta ou vou virar Júnior de novo?
Conta muito, mas só experiência não te dá o culhão necessário para o cara gostar de você na hora. No máximo ele vai considerar o seu currículo com mais carinho. Aqui eles cobram que você realmente saiba do que está falando, dando exemplos concretos e algumas vezes até fazendo os benditos testes técnicos.

A dona Soraya Tandel falou isso muito bem nas palestras que eu fui aí no Brasil que "Imigrante recém-chegado tem que aprender a retroceder um pouco na carreira", e não tem verdade maior do que essa. O importante para os caras aqui é a sua experiência canadense, porque eles simplesmente não conseguem validar o mercado brasileiro. Eu trabalhei no banco Itaú por 3 anos, e se tivesse trabalhado num banco de meia-tigela, para eles dá no mesmo, porque eles não conhecem nem um nem outro.

Qual a diferença aqui então? A diferença é que aqui, se você mostrar o seu valor, logo logo você está no topo da cadeia alimentar, ainda mais considerando que nós brasileiros, gostamos muito mais de trabalhar (e de trabalho bem feito) do que a grande maioria dos canadenses e de grande parte dos outros imigrantes que vêm pra cá. Brasileiros estão em alta.

MAS PRECISA ESTAR AFIADÍSSIMO NOS IDIOMAS! SENÃO ESQUECE!

5. É possível receber de cara um salário na casa dos 25CAD$ por hora?
Claro que é, ou até mais que isso! Mas o segredo aqui é não negar nenhuma oportunidade, nem que seja para ganhar metade disso, ou mesmo trabalhar de graça, no esquema de benevolat. A primeira coisa que um imigrante tem que buscar profissionalmente aqui é a experiência canadense, e não o salário, pois isso vai vir com o tempo de qualquer forma. Mesmo para aqueles que vem com família, podem ficar sossegados porque nesse país vive-se bem com pouco dinheiro. Nada luxuoso como gostamos de ter no Brasil, porque o canadense é um povo muito simples, mas que vive confortavelmente na simplicidade. O governo ajuda com um belo chequinho para cada filho do casal, e ainda existem uma outra infinidade de benefícios que o governo te dá, sobretudo por ser imigrante.

Espero ter ajudado. Comentários, dicas e sugestões de formato e conteúdo são muito bem-vindos.

Salut tout le monde!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails