terça-feira, 23 de setembro de 2008 - por Mirian

Tentei, mas não consegui.

Ontem no meu horário de almoço eu tentei doar sangue numa coleta que estavam fazendo na UDEM. Li as regras e achei estranho não haver nenhuma menção sobre o Brasil, pois uma vez tentei doar nos EUA e não consegui por ter vindo do Brasil.

Até ali eu me encaixava no perfil de doadora. Depois fiz minha ficha de inscrição e até ganhei um broche de presente pela primeira doação no Québec. Depois li mais um questionário e o preenchi, tudo estava indo bem.

Quando me sentei para conversar com a enfermeira e ela me perguntou de onde eu era, meu plano de doar sangue começou a ir por água abaixo. Ela estava mais confusa que eu quando me explicou sobre as regras de poder ou não doar por ter estado em alguma região brasileira onde há risco de malária.

Não pude doar mas estou desconfiada de que ela cometeu um erro, pois ao ler as regras no site Héma-Québec descobri que se estive em uma daquelas regiões por menos de três meses, devo esperar um ano para doar e se estive por mais de três meses devo esperar três anos para doar. O problema foi que ela perguntou se estive FORA daquelas regiões e eu disse sim!

De acordo com o site, as regiões onde há risco são as cidades de Rio de Janeiro, Brasília, litoral das cidades de Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Belém e Cataratas do Iguaçu.

Quem é brasileiro sabe que esse método de selecionar doadores é furado. Além disso eles poderiam ter algum tipo de comunicação com centros de doação nos outros países, pois se eu doei sangue no Brasil em Março de 2008 é porque ainda estou apta, dentro das outras regras, claro.

Isso me faz duvidar da real necessidade de sangue ou pensar no descaso com as pessoas que precisam de tranfusões quando um pouco mais de pesquisa resolveria o problema.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails