terça-feira, 3 de junho de 2008 - por Thiago

Primeira entrevista (de verdade)

O pessoal tá gostando de mim aqui em Montréal, quer dizer, pelo menos do meu currículo (que no Canadá inteiro se chama résumé, mas aqui em Montreal ele se chama simplesmente CV). Já fiz várias entrevistas por telefone, várias mesmo gente, mais de 10 telefonemas de empregadores e empresas de recrutamente querendo mais detalhes das minhas aptidões profissionais, mas até então nenhum deles tinha me solicitado para uma entrevista presencial, cara-a-cara mesmo. Bem, isso até hoje.

Estive na Île-des-Soeurs, onde uma empresa de informática chamada IT Unlock me chamou para uma entrevista. A entrevista estava marcada para as 11 horas da manhã, meu eu não sabia quanto tempo demorava para chegar na ilhota e saí bem cedo. Ledo engano de paulistano acostumado com o inferno do trânsito. Em menos de 45 minutos estava no 3000 do Boulevard Réné Lévesque,e bem antes da hora marcada. Fiquei fazendo hora na frente do lugar mas não sabia exatamente a hora, porque ainda não tinha comprado um relógio, e na ilhota não tem nenhum telefone público para te ajudar nas buscas por informação.

Depois de muitos percalços e na hora da entrevista fui recebido pelo entrevistador e fizemos um bate-papo bem legal. Fico feliz que todos têm elogiado meus níveis de idioma e pelo menos não preciso me preocupar com isso para os futuros embates profissionais. A entrevista correu bem até o ponto que o cara me perguntou assim: "Se você fosse um vegetal, qual vegetal você seria e por que?". Pow gente, isso é pergunta que se faça para um imigrante querendo um empreguinho em TI? Na hora eu pensei em batata, mas muito rapidamente raciocinei que, se o cara tá perguntando isso, é porque ele tem algum tipo de misticismo sobre o temo, e batata é um vegetal que vive enterrado, muito comum de se achar e tal. Mudei e falei que queria ser um palmito, porque é raro, gostoso e fica na parte mais alta da palmeira. Nada mal né?

A entrevista acabou e o cara me desejou boa sorte, mas não fiquei sabendo se agradei o suficiente, porque ainda preciso conhecer melhor como funciona o mercado canadense. Mas isso não é problema, pois amanhã tenho mais uma entrevista presencial para ver se a minha carreira canadense alavanca. Está tudo nas mãos de Deus, e eu confio no que Ele tem para mim.

Eu aviso conforme tenha mais novidades.
À là prochaine!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails