terça-feira, 19 de fevereiro de 2008 - por Mirian

Inscrição no intercâmbio

A maioria dos nossos leitores já sabe, mas para quem não sabe, estou tentando entrar no Canadá de um jeito diferente do Thiago. Por uma série de motivos resolvemos que seria melhor assim e eu me inscreverei no processo de intercâmbio entre a USP e algumas universidades de Quebec nesta segunda-feira, dia 25. Estou muito ansiosa, mas tenho certeza que se for da vontade de Deus, tudo dará certo.
Meu processo está descrito num edital da Comissão de Cooperação Internacional da USP. É só ver o edital de 28/01/08. Este órgão organiza intercâmbios para estudantes da USP para o mundo inteiro, mas os processos para Quebec têm a fama de receber mais estudantes que os outros. O convênio é feito com o CREPUQ (Conférence des recteurs e des principaux des universités du Quebec) e manda quase vinte alunos, só da USP, por ano para Quebec, sem contar outras universidades públicas do Brasil.
Resolvi tentar a sorte e me inscrever na Université de Montreal. O problema é que meu francês deixa muito a desejar, mas como algumas pessoas disseram que a prova é fácil, não custa tentar. Farei a prova no dia 03/03/08 e no dia seguinte já terei a resposta. Do mesmo jeito que pedi para vocês torcerem por mim quando fiz o TOEFL, torçam agora também! Preciso mais ainda!
Se este plano der errado, vou tentar a Concordia University, que não é tão reconhecida quanto a outra, mas é anglófona e a língua então não seria um problema para mim.
Estou na correria para conseguir os documentos até segunda-feira e como alguns já sabem, a dificuldade é conseguir traduzir toda a papelada a tempo. Check list:
  • ficha de inscrição
  • foto 3x4
  • aprovação na prova de francês ou nota do TOEFL
  • plano de estudos
  • histórico escolar
  • currículo pessoal
  • cartas de recomendação de dois professores da graduação

Torçam por mim, amigos! Volto na segunda com mais novidades. Se alguém tiver links para me ajudar a estudar francês, por favor, mandem pra mim.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails